Ator
pesquisador, bailarino, performer. Doutor em Literatura pela Universidade
Estadual Paulista (UNESP-2003). Professor do Curso de Artes Cênicas da
Universidade Estadual de Londrina-PR desde 2001. Iniciou seus estudos com Karll
Moraes e Fátima Barbosa em Assis/SP, e Helga Urel em Presidente Prudente/SP. Prestou
exames da Royal Academy of Dancing; cursou Mestrado em Artes Corporais na
UNICAMP (1995-1998). Pelo Ballet Isabel Gusmán, de Assis, foi premiado em
Joinville na edição de 1998 com o Duo ”Devaneio”, com a bailarina Débora Mota.
Tem prêmios como bailarino e coreógrafo em quatro edições do Mapa Cultural
Paulista (de 1999 a 2002) Integrou o elenco da companhia Ballet de Londrina por
7 anos (2001 a 2008); como qual dançou em 4 turnès nacionais, 3 regionais e
mais de 90 cidades. Colaborou com pesquisa e dramaturgia com a Cia Masculina de
São Paulo na montagem “Sheva Guevarim”, de Anderson Braz. Já se apresentou em
interações artísticas em seis países (entre eles Zimbabwe/Àfrica). Dirigiu 3
projetos de pesquisa e montagem teatral pelo PROMIC (programa municipal de
incentivo à Cultura de Londrina). Coordenador do grupo de pesquisa: O corpo
pós-moderno: aplicações extracotidianas, cadastrado no CNPq. Participou da
residência artística “What we are not alowed to do?”, no Panorama Festival- RJ
(2009), e da Oficina “Exercises for rebel artistis” com o grupo de performers
La Pocha Nostra (2012). Atualmente
dirige a Cia do Santo e assina
espetáculo Viés, do grupo de pesquisa
“Treinamento técnico e sistematização do trabalho do ator”. Desenvolve a
performance solo DNA- Personal Card desde 2010.
Michelli Roli
HISTÓRICO ACADÊMICO
Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes
Plásticas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos – SP.
Graduanda no Curso de Dança na FAP – Faculdade de Artes do
Paraná (Bacharelado e Licenciatura).
Bailarina clássica formada na Escola
Municipal de Bailado de Ourinhos iniciou seus estudos de Dança aos 12 anos de
idade, inicialmente com ballet clássico, passando pelo jazz, dança flamenca,
danças populares, dança contemporânea e dança do ventre. Foi professora de
ballet clássico, coreógrafa e bailarina da Escola Municipal de Bailado de
Ourinhos, onde participou de diversos festivais de dança, nacionais e
internacionais. Foi professora de ballet clássico na Escola de Danças do Teatro
Guaíra em Curitiba, onde participou da produção de espetáculos e criação de
figurinos para a mesma. Conta com diversos cursos na área de dança, formação
musical e teatral, além de participar como jurada em diversos festivais de
dança.
Atualmente,
é professora e faz parte da equipe de Coordenação Artística e Pedagógica da
Escola Municipal de Bailado de Ourinhos.
SERGIO BRUNO
Começou sua carreira no corpo de baile no Teatro
Municipal de São Paulo, em 1.978, tendo como professores: Iracity Cardoso,
Vitor Navarro, Sônia Motta, Neide Rossi e Ivonice Saite.
1.978 Ballet
Stagium – Professores: Décio Otero, Márika Gidali, Liliane Benevento, Ricardo
Ordonez e Toni Abbot;
19.80 Foi para New York, cumprindo uma bolsa de
estudo recebida por Alvin Ailey American Dance, onde estudou Ballet Clássico
com Bárbara Cole, Jazz com Mc Duphim, Sapateado com Mary Jane Brown no
Internacional Carnegie Hall Americano;
1.982 Voltou para o Brasil e integrou o Ballet Clássico de São Paulo, dirigo
por Halina Biernacka;
1.983 Foi convidado a integrar a Companhia de Jazz Joyce and Lennie Deyol
Concert, onde dançou coreografias de Fred Beijamin, Redha Benteifour e Jerônimo
Robins;
1.990 Foi para Polônia, onde cursou repertório Clássico dos grandes Ballets,
como Lago dos Cisnes, Gisele, Dom Quixote na Ópera de Varsóvia. Indo para
Londres tendo a oportunidade de assistir ensaios e espetáculos do Kirov Ballet
a convite da diretora do London City Ballet (Cecília Botto Barret). Neste mesmo
ano, estando na Europa visitou: Roma, Paris, Espanha, Áustria, Tchecoslováquia,
sempre participando e se informando sobre a área de Ballet Clássico
atualizando-se para melhor administrar suas aulas de ballet;
1.995 Foi para a
Rússia, onde passou 40 dias aperfeiçoando sua arte na Escola Coreográfica do
Ballet Bolshoi em Moscou tendo como Maitres Nina Tolstaya, Valéria Sergeevona e
Natália Igorevna. Aproveitando sua estadia na Rússia, foi para St. Pistburgo
visitando o Kirov Ballet com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos;
Durante 10 anos
consecutivos de 1.987 á 1,997 foi responsável pelas montagens dos espetáculos
de final de ano, incluindo cenografias, figurinos e remontagem de repertórios
no Ballet Clássico de Maceió no Estado de Alagoas.
1.997 Foi para a
Alemanha assistir o Festival Internacional de Dança de Stuttgart;
1.998 Permanece com
Halina Biernacka, sendo seu braço direito, dirigindo o Grupo de Dança do Ballet
Clássico de São Paulo e ministrando aulas de Ballet Clássico em níveis
adiantados e profissionais;
2.000 Teve vários
convites para ministrar aulas de ballet no interior do Estado de São Paulo e em
outros estados para níveis adiantados e profissional. Convidado a integrar o
Corpo de Jurados do Mapa Cultural do Estado de São Paulo, sendo também Jurado
Oficial da Fase Capital do mesmo festival;
2.001 Novamente
convidado a integrar o Corpo de Jurados do Mapa Cultural do Estado de São
Paulo. Permanece ainda com Halina Biernacka, dirigindo o Grupo de Dança do
Ballet Clássico de São Paulo e ministrando aulas de Ballet Clássico em níveis
adiantados e profissionais, sendo ainda sua responsabilidade remontagem de
repertórios Clássicos e ensaios dos bailarinos do Ballet Clássico de São Paulo;
Durante 8 anos,
consecutivos, de 2.002 á 2.009 coordena e
faz a direção de ensaio do Festival Mercosul de Bento Gonçalvez- RS;
2.007 – 2.008
Administrou aulas de Ballet Clássico e Sapateado Americano para artistas e
cantores de musicais na Escola Operária (Opera e Musicais), sendo estes hoje
participando de vários musicais atualmente em São Paulo, como: A Bela e a Fera,
Fantasma da Ópera. Peter
Pan, Novissa Rebelde, My Fair Lady, Hair Spray, entre outros.
2.008 Realizou
figurinos e criou todos os chapéus do Musical Wicked para o Grupo Teen Brodway
da Cultura Inglesa.
Continua
administrando aula de Ballet Clássico nível avançado e profissional, repondo
ballets de repertório, e atuando como jurado em diversos festivais como: RV,
Litoral Norte, entre outros.
2009/2010-
administrou aulas de clássico e pás de deux no curso de férias na companhia de
dança Faces Ocultas
Continua
administrando aula de Ballet Clássico nível avançado e profissional, repondo
ballets de repertório, e atuando como jurado em diversos festivais como: RV,
Litoral Norte, Brasil em dança em Porto Alegre-RS entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário